Desbloqueie o potencial de todas as gerações na sua equipe e alcance o sucesso duradouro
Se você é um líder em sua empresa e lida com gestão de pessoas, sabe que a diversidade geracional na força de trabalho é uma realidade inegável. Desde os Baby Boomers aos Millennials e a Geração Z, cada grupo traz consigo suas próprias perspectivas, valores e formas de trabalhar. Mas como você, como líder, pode aproveitar ao máximo essa diversidade e transformá-la em uma vantagem competitiva?
Recentemente, tem havido uma série de notícias sobre a geração Z no mercado de trabalho.
Se eu seguir a regra dos meus pais, avós e bisavós, automaticamente, vou criticar os mais jovens. Vou dizer que são frouxos, que não aguentam o tranco ou são mimados. Vou dizer que não têm responsabilidade, que não querem nada com nada e representam uma geração perdida.
Você pensa, ou pelo menos conhece alguém que pensa assim. E sabe por que é natural, quase esperado? Simplesmente porque esse é o comportamento padrão do ser humano conforme o tempo passa.
Para piorar, alguns dados levantados em uma pesquisa da plataforma de currículos Resume Builder validam exatamente isso.
Quase 3 em cada 4 líderes nos EUA consideram essa geração “bem mais difícil de trabalhar em comparação com os mais velhos”.
Mais de 30% dos recrutadores estão preferindo contratar trabalhadores mais velhos do que candidatos da geração Z.
Dos entrevistados, 30% já tiveram que demitir um membro da Gen Z após 30 dias do início do trabalho.
O problema parece começar durante o recrutamento: profissionais de RH afirmam que os candidatos da Geração Z não se vestem adequadamente (58%), não fazem contato visual (57%), têm exigências salariais irracionais (42%), não se comunicam bem ( 39%) e não parecem muito interessados ou engajados (33%).
Depois, uma vez contratados, os trabalhadores da Geração Z tendem a se comportar de forma arrogante (60%) e são difíceis de gerir (26%), entre outras coisas.
Alguns têm questões de etiqueta simples (embora relevantes), outros desafios vão além. Envolvem, por exemplo, as mentiras dos trabalhadores da Geração Z (relatada por 21% dos gestores), falta de ética de trabalho (57%), dificuldade em se relacionar bem com os colegas de trabalho (22%) e atrasos para o trabalho (34%) e para reuniões (25%).
Só que, bem, apesar do choque midiático desses números, precisamos ser sinceros. Todo líder já passou pela experiência de ter um colaborador com uma ou várias destas características, INDEPENDENTE DA GERAÇÃO.
Veja bem, não estou dizendo que não há diferenças entre as gerações, mas que o quadro pintado sobre a Gen Z está longe de ser unânime e é papel do líder identificar, trabalhar e destacar bons colaboradores neste contexto.
Parte da responsabilidade desse quadro pintado é nossa. Crescemos com frases como “Trabalhe enquanto eles dormem”, acreditando na ética de trabalho e no esforço extra como caminho para o sucesso.
Aí eu te pergunto: Quantos amigos estão frustrados com a profissão? Quantos não ficam sem tarja preta? Quantos reclamam que só trabalham e não sobra dinheiro para nada? Quantos apenas falam que têm sonhos, mas nunca os realizam?
Nos afundamos em uma crença de que trabalhar mais era ser mais produtivo, e agora vivemos uma “epidemia” de ansiedade, depressão e falta de realização profissional.
Faço uma nova pergunta: É mais produtivo escrever um relatório à mão por 8 horas/mês ou montar uma planilha digital em 2 horas/mês?
Produtividade é produzir mais e melhor em menos tempo!
Para você ter “mais tempo”, precisa aumentar sua produtividade.
Você não pode evitar contratar a Geração Z para sempre. Este ano, 2024, eles vão ultrapassar os Baby Boomers (1945 – 1969) na força de trabalho. Em algum momento, as empresas terão que enfrentar os trabalhadores da Geração Z – e quanto mais cedo, melhor. Treinamento intencional e abrangente, orientação e oportunidades de crescimento podem ajudá-los a preencher suas lacunas de etiqueta e desempenho e começar a desenvolver seu verdadeiro potencial.
E quanto mais cedo, melhor sua chance de identificar, contratar e treinar os melhores indivíduos, fora do quadro pintado anteriormente e com todos os seus benefícios:
Eles conversam em uma linguagem tecnológica, sempre conectada ao universo das redes sociais e aplicativos. Essa é para eles uma forma espontânea de comunicação e captam as informações com rapidez, encontrando soluções práticas para desafios que outras gerações levariam muito tempo refletindo como proceder.
Costumam realizar diversas tarefas ao mesmo tempo, lidam bem com a imprevisibilidade e não se abalam diante das dificuldades. São sempre abertos à diversidade e atuam bem em trabalhos em grupo.
Algumas características da personalidade de alguém nascido na Geração Z são bem fáceis de perceber:
Boas, não? Eles podem agregar muito à produtividade da sua empresa, basta saber lidar com diferentes gerações. Por isso, montei o “Domine a Liderança Multigeracional: Guia Prático para Líderes em 2024”.
Através deste curso online, você vai desbloquear o potencial de todas as gerações em sua equipe e alcançar o sucesso duradouro.
Simples? Pode não parecer, mas com a rotina, as ferramentas certas e com este conhecimento usado na estratégia de grandes empresas norte-americanas, que você vai descobrir, torna-se simples.
Fundador e Treinador da Ascent Capacitação Corporativa. Expert em Liderança, Gestão de Pessoas, Cultura Corporativa e Performance. Trabalhou em multinacional por 6 anos, é empresário há 10 anos e possui capacitações internacionais. Nos últimos 5 anos, treinou mais de 6.000 pessoas em suas palestras e treinamentos, além de auxiliar mais de 100 líderes, empresários e profissionais a potencializarem sua performance e resultados de maneira individual.